Biologia gratificante

Você está aqui:
TODOS
Biologia gratificante



Biologia gratificante

Nasci em Campinas, interior de SP e comecei a ir à escola quando era bem novo. Minha rotina não era fácil. Acordava as 5:30 da manhã para pegar o ônibus e ir à escola em Valinhos (11 km de Campinas) onde ficava por toda a manhã, de tarde eu voltava para Campinas e ficava em outra escola até o anoitecer, quando finalmente voltava para casa. Gostava de praticar esportes como natação e basquete, mas nos dois últimos anos do ensino fundamental decidi me focar mais nos estudos, principalmente porque optei em não fazer o ensino médio básico, mas um curso técnico em Comércio Exterior. Durante o estágio obrigatório percebi que aquela era a área que eu definitivamente não seguiria profissionalmente! Prestei vestibular para Biologia e passei! Durante a faculdade fiz estágios em diversas áreas em laboratórios diferentes como de bioquímica e em outro especializado em genética de câncer. Por último, fiz iniciação científica em um laboratório que trabalhava com fisiologia e câncer.

No fim da graduação, segui os passos de muitos da minha turma, e resolvi fazer mestrado. Emendei em seguida o doutorado, que logo no início recebi um um prêmio relacionado à um publicação de uma pesquisa que eu tinha feito durante o mestrado. No dia da premiação, conheci um dos maiores pesquisadores da área de oncologia e suas palavras me inspiraram a continuar a pesquisar e a manter uma forma bastante humilde de tratar a todos. Ainda por causa da minha pesquisa de mestrado pude conhecer um dos descobridores da ‘dupla hélice de DNA’ e ser convidado por ele para uma conferência onde estariam os principais pesquisadores em câncer do mundo. Todos esses eventos me motivaram a realizar pesquisas fora do Brasil e, no fim 2013 consegui uma vaga de pós doutorado em um laboratório em Barcelona e em maio de 2014 defendi meu doutorado. Me mudei para Barcelona logo depois da defesa para começar uma nova vida, tanto profissional como pessoal e continuo trabalhando no mesmo laboratório, com uma nova e ótima vida.
O meu projeto de mestrado é baseado em resultados com células e com animais de laboratório. Isso acabou gerando um projeto de pesquisa clínica, com pacientes, mostrando que um projeto de pesquisa que parece ser restrito ao laboratório pode realmente se converter em um benefício direto à população. E eu tive sorte de ver o resultado do meu trabalho muito rápido por poder ser aplicado à população, mesmo que esse processo seja um pouco mais lento. Mas eu olho para o futuro com a esperança de poder ajudar ainda mais as pessoas, mesmo sabendo que com a pesquisa que realizo, no momento, essa situação seja muito mais difícil de ser aplicada rapidamente para o benefício imediato. Mesmo assim, é bastante satisfatório saber que o meu trabalho é revertido para a o benefício de pessoas que sofrem com o câncer. Além do mais, pelo fato de grande parte da pesquisa ser realizada com dinheiro público, saber que esse investimento tem retorno para a população, é muito gratificante.

Tags: Adulto, Campinas, Erica Dezonne, Estudantes, Homem, Individual, São Paulo, Sudeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Informações

Cidade
Campinas
Data
Agosto 2015
Fotógrafo
Erica D. Dezonne
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *