Japão – Brasil

Você está aqui:
TODOS
Japão – Brasil



Japão – Brasil

‘Na verdade não sou professor de japonês, mas como não tem outra pessoa que possa cumprir esse papel aqui na associação eu faço isso fazem 10 anos. Sou aposentado sabe, então não vejo isso com um trabalho, vejo com um prazer. Algo pra encher o tempo, pra eu conhecer gente, pra que ter contato com pessoas. Muitos dos meus alunos já são segunda ou terceira geração de japoneses, então é gente nascida aqui.

Eu não, eu sou japonês puro. Eu vim pra cá com 13 anos junto com meus pais e aos 26 anos voltei pro Japão, me casei e ganhei duas filhas. Depois com um pouquinho menos de 40 anos voltei e trouxe a família que formei no Japão para viver comigo. Ficou assim até hoje e agora eu adoro a cidade de Registro, gosto muito de viver aqui. No começo foi dificil, foi dificil se acostumar, mas hoje eu gosto muito.

Uma das coisas que gosto da cultura brasileira, algo que eu admiro, é que a população brasileira cuida bem dos idosos e da pessoas com deficiência. Quando vou pra São Paulo, por exemplo, as pessoas oferecem ajuda, carregam as coisas, estão dispostas a dar uma mão. Isso eu admiro muito, ainda mais porque lá no Japão é difícil de acontecer. As pessoas vivem correndo e não prestam atenção nos idosos, parece que não tem tempo pros idosos. Aqui as pessoas são mai gentis, muito mais gentis. Agora acho ruim é o fato que muita gente, não todo mundo mas muita gente, não respeita os horários né. Isso na cultura japonesa é muito diferente, a gente respeita muito horário. Isso me incomoda, as vezes irrita,  por que quando uma pessoa atrasa tanto quem estava esperando quanto quem esperava essa pessoa depois vai perder tempo. Todo mundo tem 24 horas, não é mesmo ? Não podemos fazer alguém perder uma hora do dia só esperando a gente. Me falam que isso em São Paulo está melhorando, mas aqui no interior muita gente ainda não respeita o horário. Falam 5 minutos, mas sabem que não são cinco minutos. Então porque não falar que vai demorar, né?’

Tags: PROAC

Informação

Cidade
Registro - SP
Fotógrafo
Jardiel Carvalho
Data
Fevereiro 2017
Compartilhe com seus amigos!