Jongo na Itália

Você está aqui:
TODOS
Jongo na Itália



Jongo na Itália

“Ingrid D’Esposito, 26 anos. Cheguei no Brasil há 3 meses, mas sou de Nápoles, na Itália. Estou aqui desenvolvendo um projeto de pesquisa, minha dissertação em antropologia, na Unicamp. Meu projeto é focado na comunidade Jongo Dito Ribeiro, na revitalização do jongo, em particular no contexto urbano, como Campinas.

Um dia eu descobri o jongo por acaso na internet enquanto estava na Itália. Eu estava pensando na dissertação e pensei em pesquisar sobre os quilombos urbanos. Depois eu encontrei a comunidade Dito Ribeiro e fiquei apaixonada com a história, como o jongo voltou, como se tornou patrimônio nacional, então eu acabei por decidir pesquisar o jongo e como o jongo vai construir uma comunidade jongueira num contexto urbano de Campinas.

Na Itália nós temos atualmente os fluxos migratórios bem grandes e ali comecei a ter contato com  a cultura africana. Eu tive a oportunidade de fazer um estágio em uma ONG que trabalhava com questões migratórias, com medidas como integrar os imigrantes, que são medidas contrárias às medidas governamentais, as leis, que são muito restritivas. Então eu entrei em contato com a cultura africana de uma maneira diferente, não com a cultura africana da diáspora, mas dos países da África ocidental. Mas isso foi por pouco tempo, eu estudei antropologia, estudei a diáspora africana, a escravidão.

Antes de chegar aqui eu pensava em continuar aqui no Brasil depois do estágio, mas agora tenho o desejo de trabalhar lá na Itália. Sabe porque? Porque agora, com as novas migrações, uma nova diáspora existe, então eu queria ver como as práticas culturais dos imigrantes na Itália estão se transformando com o contato com a cultura italiana, e como isso vai criar novas performances, novas culturas mesmo.”

Tags: Adulto, Campinas, Em pé, Estudantes, Fazenda, Individual, Meio Corpo, Mulher, PROAC, Quilombola, São Paulo, Sudeste, Tomás Cajueiro

Informações

Cidade
Campinas – SP
Data
Junho 2017
Fotógrafo
Tomás Cajueiro
Compartilhe com seus amigos!