Minha Sorocaba

Você está aqui:
TODOS
Minha Sorocaba



Minha Sorocaba

“Sorocaba passou de uma cidade assim bem provincial pra uma cidade bem moderna a partir de 1970. hoje Sorocaba tem um dos polos industriais mais importantes do Brasil. Quando cheguei aqui em 1955 não era assim. A sorocabana foi importante nesse processo. Foi pioneira como empresa de transporte que movimentou todo esse ramal de São Paulo até Presidente Prudente, até Bauru. Meu pai foi ferroviário, um dos tantos que fez a vida na ferrovia. Por isso eu sempre viajei de trem, até os 18 anos eu nunca havia viajado de outra maneira. A gente ia pra Tatuí, pra Prudente, pra Indiana, essa era minha relação.

Eu sou formado em educação física, mas eu não fui dar aula, eu sempre tive negócios, sempre fui empresário aqui na cidade. Mas tenho um grande hobby que é escrever sobre a história, como que começaram as coisas aqui desde que eu tenho consciência história na minha pré-adolescência. História é importante, ela cria a memória. Infelizmente eu acho que a gente não cuidou do nosso patrimônio, o museu da estrada de ferro é algo novo, veio tão tarde. Eu sou filho de ferroviário e sou referência, quando meu pai deveria ser referência. Imagina quantos casos assim devem existir. Parece que cultura e educação não são prioridades. Isso é ruim, ainda mais em uma cidade como Sorocaba, que é grande e eclética. De toda população eu acho que a metade veio de fora. Quando eu comecei a pensar nisso, Sorocaba tinha 100 mil habitantes, então ela cresceu rapidamente por causa da industrialização e da modernidade. Hoje é uma cidade com mais de 500.00 habitantes. Como as pessoas vão se sentir parte de algo comum?”

Tags: Aposentado, Corpo Inteiro, Em pé, Ferroviário, Homem, Idoso, Individual, Praça, PROAC, São Paulo, Sorocaba, Sudeste, Tomás Cajueiro

Informações

Cidade
Sorocaba – SP
Data
Abril 2017
Fotógrafo
Tomás Cajueiro
Compartilhe com seus amigos!