Nossa cultura importante

Você está aqui:
TODOS
Nossa cultura importante



Nossa cultura importante

“Cultura é importante, é a força que mantem viva nossa etnia. Por isso no meu dia-a-dia, tanto lá na minha terra como aqui em Ubatuba, sempre procuro passar mais da cultura pros mais jovens, pras crianças que vão crescendo. Tento ir reforçando, fortalecendo a nossa cultura através de oficinas com a criançada mostro a cultura, a dança, os cânticos, e o modo de caçar, modo de pescar.

Entender que a gente trabalha no grupo, não pra ganhar dinheiro, mas pra ajudar os que necessitam de um apoio é algo importante. ‘Que nem’ pra fazer uma casa para uma senhora de idade ou um senhor, que não tem mais aquela força de jovem pra fazer sua própria casinha, pra limpar seu local, pra fazer uma rocinha. Precisamos juntar e ajudar a pessoa.

Hoje vivemos também com mudanças culturais muito profundas, temos muito acesso a tecnologias da cultura branca. Querendo ou não querendo. Apesar de que tem algumas coisas boas pras pessoas que vão saber usar, como celular, redes sociais. Dá pra usar numa boa, sem se desviar da cultura. Hoje em dia a gente tem parentes longe, então já tem o celular que podemos entrar em contato pra saber dos parentes de lá. Isso não faz de nós menos indígenas.”

Tags: Em pé, Floresta, Índio, Individual, Meio Corpo, PROAC, São Paulo, Sudeste, Tomás Cajueiro, trabalhador, Tribo, Ubatuba

Informações

Cidade
Ubatuba – SP
Data
Abril 2017
Fotógrafo
Tomás Cajueiro
Compartilhe com seus amigos!