Portugal e Brasil

Você está aqui:
TODOS
Portugal e Brasil



Portugal e Brasil

‘Eu nasci no Porto, uma cidade em Portugal. O meu pai é brasileiro então lembro-me de ouvir os meus pais falarem que eu poderia ter nascido no Brasil (já que a minha mãe, portuguesa, viveu lá algum tempo com o meu pai), no entanto devido infelizmente às condições no Brasil na altura não serem muito boas a nível de saúde e educação, decidiram então que eu nascesse em Portugal e fosse alí criada.

Lembro-me que na minha infância, como ouvia sempre em casa duas versões de português eu às vezes na escola acabava por escrever de forma diferente dos meus colegas, maneira brasileira, e lembro-me de como isso na altura fazia-me confusão pois ambos eram corretos para mim! Também recordo-me de que o meu pai sempre me ensinou a estar atenta ao meu redor e de estar sempre de olho nas minhas costas pois, apesar das ruas em Portugal serem diferentes do Brasil, desde pequena ele sempre fez questão que eu aprendesse isso e a defender-me a qualquer altura! Ainda hoje quando ando sozinha na rua o facto de olhar para trás e estar sempre atenta já é natural!! Além disso, como bom brasileiro e também português, ter a casa cheia e partilhar refeições eram obrigatórias!!

E eram entre estas e outras pequenas coisas que que marcaram que notava essa minha parte de raiz brasileira!
Eu sinto-me muito orgulhosa por ser brasileira e portuguesa! Tendo sido criada de ambas as maneiras aprendi a apreciar ambos os países e descobri muitas coisas em comum! Tenho também noção que adquiri uma visão aberta do mundo e especialmente de ambos os países pois eu sei e sinto que neste mundo, por mais que me sinta sozinha, sei que não tenho uma mas sim duas casas SEMPRE que posso voltar, cheia de família, amigos e sempre uma boa mesa rodeada de alegria.’

Tags: Adulto, Estudantes, Europa, Imigrante, Individual, Londres, Mulher, Parque, Sentado, Tomás Cajueiro

Informações

Cidade
Londres – GB
Data
Agosto 2016
Data
Fotógrafo | Erica D. Dezonne
Compartilhe com seus amigos!