Vantagens e Desvantagens

Você está aqui:
TODOS
Vantagens e Desvantagens



Vantagens e Desvantagens

“O mundo da lavoura mudou mais do que as pessoas imaginam! Antigamente a gente não passava agrotóxico, não passava nada, mas também a gente colhia qualquer fruta. Pra resumir posso falar que era menos profissional a coisa sabe. Não tinha qualidade nenhuma. Era pouca fruta naquele tempo, hoje aumentou muito e o que manda é a qualidade: se não tiver qualidade, esquece.

Minha geração esta vivendo essa mudança, está vendo a modernização da lavoura. Eu trabalho aqui desde menino, aprendi com meus pais. Ai vejo que o mundo deles, as técnicas que aprendi com eles já não são muito validas no mundo de hoje. Posso dizer que a modernidade chegou na lavoura.

Mas só tem um negócio que não conseguimos mudar: nossa dependência do tempo. Acho que ele é o maior desafio. Teve um ano que deu granizo aqui que deu 90% de perca, jogava tudo fora… aí quebra as pernas. A gente perde o trabalho quase do ano todo. Seguro agrícola é caríssimo, tem a franquia que é 25%, 30%, então por enquanto é o clima.

Ao mesmo tempo a grande vantagem é a liberdade. Essa liberdade de estar ao céu aberto, ser dono do seu tempo e do seu trabalho, essa é uma vantagem que pouco serviço oferece.”

Tags: Agricultor, Corpo Inteiro, Em pé, Homem, Individual, Itatiba, PROAC, São Paulo, Sudeste, Tomás Cajueiro, trabalhador

Informações

Cidade
Itatiba – SP
Data
Abril 2017
Fotógrafo
Tomás Cajueiro
Compartilhe com seus amigos!